IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indignação na China por expulsão de passageiro de voo nos EUA

11/04/2017 10h59

Pequim, 11 Abr 2017 (AFP) - Muitos internautas da China acusaram nesta terça-feira (11) a companhia aérea United Airlines de ser "racista", depois que um passageiro de origem chinesa foi obrigado a abandonar um voo operado por ela nos Estados Unidos devido a um "overbooking".

Em vídeos publicados online por outros passageiros presentes no avião é possível ver policiais retirando à força um homem de seu assento e arrastando-o até a saída. O viajante expulso tinha o rosto ensanguentado e os óculos amassados.

A United Airlines explicou que havia pedido que passageiros voluntários cedessem seus assentos em um voo na noite de domingo que cobria a rota entre Chicago (norte) e Louisville (centro-leste) devido a um "overbooking". Na falta de voluntários, a companhia designou quais passageiros deveriam abandonar o voo.

"Desculpo-me por ter tido que realocar estes clientes" em outros voos, declarou o diretor-geral, Oscar Munoz, em um comunicado publicado no site da companhia aérea na segunda-feira, sem se desculpar por esta expulsão forçada.

O incidente provocou um afluxo de 60 mil comentários na China no Weibo, uma rede social parecida com o Twitter.

"A empresa tem que se explicar sobre estas tendências racistas", considerava um usuário.

"Existe uma longa história de discriminação contra os asiáticos" nos Estados Unidos, acrescentou outro.