IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lançam versão potencializada do Google Earth

18/04/2017 17h03

San Francisco, 18 Abr 2017 (AFP) - O gigante americano da Internet Google, do grupo Alphabet, lançou nesta terça-feira uma nova versão de seu atlas digital gratuito Google Earth, reprojetado para acrescentar mais informações e que se apoia na inteligência artificial.

"Este é um produto que fala de nossos valores mais profundos em termos de educação e de colocar a informação à disposição das pessoas", disse Rebecca Moore, gerente do Google Earth, ao apresentar à AFP a nova versão deste programa que permite explorar o mundo por meio de um computador ou smartphone.

Em uma mensagem em um blog anunciando a nova versão do Google Earth, o grupo assinala que quis proporcionar aos usuários "diferentes filtros para permiti-los ver o mundo" e "abrir sua mente como novas histórias dando uma nova perspectiva" dos lugares visitados.

Uma opção chamada "Voyager" permite que os usuários sejam guiados a histórias interativas contadas por especialistas sobre os locais que sobrevoam, graças a associações como BBC Earth, Nasa, o programa Vila Sésamo, e o Jane Goodall Institute, conhecido por seu trabalho de proteção aos chimpanzés, entre outros.

O novo Google Earth utiliza também a inteligência artificial para proporcionar aos usuários "mapas de conhecimento" que dão acesso à informação on-line sobre montanhas, países e espaços que visitam virtualmente.

"Todo o que a Google sabe sobre o mundo, você poderá saber", afirma Sean Askay, um engenheiro da empresa.

A inteligência artificial permitirá também sugerir aos usuárcos outros locais que poderiam interessar em função de pesquisas anteriores.

A nova versão do Google Earth contém um botão para ver, em três dimensões e do ângulo desejado, locais famosos como o Grand Canyon e o Châteaux de la Loire.

Pela primeira vez, o Google Earth poderá ser acessado diretamente de um navegador sem a necessidade de instalar o programa no dispositivo.

A Google explica que isto permitirá que usem as capacidades mais potentes dos centros de dados que operam os serviços on-line ao invés de se apoiarem unicamente nos processadores ou na memória dos smartphones e de outros dispositivos.

Por enquanto, o novo Google Earth é compatível com o Chrome e com o sistema operacional Android (da Google), mas o grupo assegura que em breve estarão disponíveis versões adaptadas para dispositivos da Apple e para outros navegadores da Internet.

gc/soe/sha/ll/ja/cb

GOOGLE

APPLE INC.