EUA mantêm crescimento moderado e pequeno aumento de preços (Fed)

Washington, 19 Abr 2017 (AFP) - A economia dos Estados Unidos continua crescendo moderadamente com uma pequena alta de preços, mas as empresas se queixam de falta de mão de obra; incluindo a não especializada, disse nesta quarta-feira o Federal Reserve (Fed).

Em um relatório conhecido como "Livro Bege", o Fed apontou um generalizado otimismo no setor industrial, cuja atividade continua crescendo. Este estado de ânimo convive com a incerteza sobre a futura política comercial da administração do presidente Donald Trump.

Os 12 distritos do Fed relataram que suas economias cresceram desde março e com um ritmo "moderado".

Os preços aumentaram "modestamente" e também são verificadas dificuldades no setor de empregos, inclusive para conseguir trabalhos pouco qualificados. Até agora as dificuldades eram para conseguir um emprego de mão de obra qualificada.

O Livro Bege, publicado duas semanas antes de cada reunião de política monetária do Fed, disse que os aumentos de salários são "modestos" e que os empregadores acreditam que essa tendência deve continuar.

Globalmente os atores econômicos esperam que os preços continuam avançando nos próximos meses.

A inflação, medida pelo índice PCE, está atualmente em 2,1% anual; levemente acima da meta de 2% do Fed.

O Livro Bege foi elaborado com dados recolhidos desde meados de fevereiro até 10 de abril.

Esses dados serão a base para o encontro de política monetária que o Fed terá nos dias 2 e 3 de maio. Os mercados não esperam no momento um aumento dos juros e acreditam que esse papo será dado em junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos