IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bangladesh recorda tragédia uma das piores tragédias do setor têxtil

24/04/2017 09h00

Savar, Bangladesh, 24 Abr 2017 (AFP) - Milhares de operários têxteis recordaram nesta segunda-feira o quarto aniversário de um dos piores acidentes industriais da história de Bangladesh, quando faleceram 1.138 pessoas.

Inúmeros sobreviventes choraram durante a manifestação que ocorreu no local do desabamento do prédio que abrigava oficinas de costura na periferia da capital Daca, assim como no cemitério, onde muitas das vítimas foram enterradas.

O drama de 24 de abril de 2013 colocou em evidência a face oculta da terceirização das grandes marcas de roupas ocidentais, consequência da necessidade por reduzir os custos de produção em uma economia globalizada.

Quatro anos depois, a justiça local não pronunciou ainda qualquer condenação a respeito do caso Rana Plaza. No entanto,um tribunal ordenou no ano passado que o proprietário do imóvel e outras 40 pessoas fossem julgadas por homicídio.

Os suspeitos são acusados de ter mentido sobre a segurança do imóvel. Milhares de operários foram forçados a entrar no prédio para trabalhar, apesar de alguns já terem expressado sua preocupação a respeito das fissuras na estrutura da construção.

Cerca de 2.000 pessoas ficaram feridas no desabamento.

As cerimônias desta segunda-feira foram marcadas por protestos pedindo um salário maior para os quatro milhões de operários têxteis de Bangladesh, onde salário mínimo é de 68 dólares por mês.

Bangladesh é o segundo país exportador têxtil do mundo, depois da China. O setor tem um peso de 30 milhões de dólares neste país pobre do sudeste asiático, que conta com 4.500 fábricas, das quais apenas algumas centenas respeitam as normas de segurança.