IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Turquia bloqueia acesso à Wikipedia

29/04/2017 08h48

Istambul, 29 Abr 2017 (AFP) - A Turquia bloqueou neste sábado todos os acessos de internet no país à enciclopédia Wikipedia sem dar explicações, anunciou o Turkey Blocks, um organismo de vigilância na rede.

O fechamento do acesso em todos os idiomas ao site na Turquia foi detectado às 05h00 GMT (02h00 de Brasília) após uma decisão administrativa das autoridades, segundo um comunicado do Turkey Blocks.

Durante a manhã, os moradores de Istambul não conseguiam entrar na Wikipedia, a menos que utilizassem um acesso VPN (rede virtual privada), constatou a AFP.

"A falta de acessibilidade (da internet) no país é constante devido aos filtros utilizados para censurar o conteúdo", afirma o Turquia Blocks.

Segundo este organismo e vários meios de comunicação, como o jornal Hurriyet, a medida administrativa precede uma decisão judicial que deve corroborá-la.

Os outros sites mais consultados no país funcionavam normalmente neste sábado.

Nos últimos anos, as autoridades turcas bloquearam temporariamente em várias ocasiões os acessos a redes muito populares, como Facebook e Twitter, durante manifestações antigovernamentais ou atentados. Os usuários se esquivaram destes bloqueios graças ao VPN, que permite a conexão entre computadores.

Alguns internautas atribuem a suspensão do acesso à Wikipedia à grande quantidade de mudanças desfavoráveis introduzidas na trajetória do presidente Recep Tayyip Erdogan, depois de sua vitória no referendo de 16 de abril que reforça seus poderes.