Nokia e Apple resolvem disputa sobre patentes e assinam acordo de licença

Helsínque, Finlândia, 23 Mai 2017 (AFP) - Nokia e Apple anunciaram nesta terça-feira o fim de uma disputa sobre o uso das patentes do grupo finlandês e a assinatura de um acordo de licença, em troca do pagamento pela empresa americana de uma grande quantia em dinheiro.

As duas empresas "solucionaram todos os litígios de propriedade intelectual e assinaram um acordo sobre o uso das patentes por vários anos", afirma um comunicado.

A Nokia receberá o "pagamento à vista" e depois "valores adicionais durante o período que cobre o acordo", cujas modalidades financeiras são confidenciais.

Os dois gigantes da tecnologia haviam assinado um acordo similar em 2011. A Apple aceitava pagar quantias importantes a Nokia. Mas o grupo finlandês decidiu no ano passado levar o caso novamente aos tribunais, na Alemanha e nos Estados Unidos, por considerar que a empresa americana utilizava sem contrapartida outras inovações (telas, interfaces de usuários, programas, antenas, chips e codificação de vídeo).

Pela compra da Nokia Siemens Networks em 2013 e da Alcatel-Lucent em 2016, a Nokia é proprietária de dezenas de milhares de patentes protegidas.

O acordo anunciado nesta terça-feira assume que a Nokia forneça a Apple produtos de infraestrutura e de serviços, enquanto a Apple reintegrará em seu catálogo on-line e suas lojas os produtos de saúde da Nokia (relógios conectados e outros aparelhos sem cabos distribuídos sob a marca Withings).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos