IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do petróleo fecha com pequena recuperação

22/06/2017 17h30

Nova York, 22 Jun 2017 (AFP) - O petróleo teve uma pequena alta nesta quinta-feira, pausando a queda contínua que enfrenta desde o fim do mês passado.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) subiu 21 centavos a 42,74 dólares nos contratos com entrega em agosto no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte avançou 40 centavos a 45,22 dólares nos contratos para agosto.

"Houve uma falsa recuperação da queda absurda que tivemos", disse Kyle Cooper da IAF.

Na quarta-feira, o barril baixou ao seu menor preço em 10 meses em Nova York. Desde o fim de maio, acumulava uma queda de 17%.

Apesar da recuperação desta quinta, a orientação baixista dos mercados não deve mudar, a menos que a Oraganização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e os Estados Unidos atuem juntos para defender os preços, disse o analista Oliver Sloup.

Nos Estados Unidos, as extrações não dão sinal de redução, apesar de o preço se aproximar perigosamente de um valor que não torna rentável extrair petróleo de xisto.

A Opep e outros produtores, como a Rússia, se comprometeram a reduzir a sua produção até março de 2018, mas por enquanto não parecem determinados a ir além deste mês.