Bolsas

Câmbio

Milhares vão às ruas em Londres contra medidas de austeridade

Londres, 1 Jul 2017 (AFP) - Milhares de pessoas protestaram em Londres, neste sábado (1º), contra as medidas de austeridade propostas pelo governo conservador e pediram a renúncia da primeira-ministra Theresa May, após os desastrosos resultados nas eleições ocorridas no mês passado.

Os manifestantes caminharam até a sede da rede BBC, no centro de Londres, pedindo o fim das medidas de austeridade impostas pelo governo. Nas mãos, levavam cartazes com mensagens como "Fim da austeridade" e "Os cortes custam vidas".

Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio na torre Grenfell, no qual pelo menos 80 pessoas morreram, a multidão aplaudiu os serviços de emergência e iniciou sua caminhada rumo ao Parlamento.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, principal legenda da oposição, conversou com os manifestantes na tarde deste sábado (1º), diante do Parlamento.

Em seu discurso, argumentou que a política do governo é "brutal para os mais pobres".

Contando com o apoio dos sindicatos, o protesto foi convocado pela Assembleia do Povo, movimento britânico contra medidas de austeridade, um dia após o incêndio na torre Grenfell, ocorrido em 14 de junho. O episódio foi descrito como "o exemplo mais trágico entre as possíveis consequências da austeridade".

O financiamento dos serviços públicos - do Serviço Nacional de Saúde à Defesa Civil, passando pelas forças policiais - se tornou uma questão sensível no país, depois da sequência de tragédias em apenas três meses, incluindo a ocorrência de três atentados.

O governo de Theresa May deu os primeiros sinais de mudança na política de austeridade na última quarta-feira (28), ao indicar um possível aumento nos salários do serviço público.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos