Bolsas

Câmbio

Atrasos e alta dos custos marcam nova usina nuclear no Reino Unido

Paris, 3 Jul 2017 (AFP) - O projeto da nova usina nuclear de Hinkley Point, no Reino Unido, vai extrapolar em 1,95 bilhão de dólares o custo inicial, e a entrega deve ser atrasada novamente, disse a construtora nesta segunda-feira.

A EDF, a empresa estatal francesa, que tem a maior parte do controverso projeto, fez esse anúncio após uma longa revisão do cenário de construção.

A francesa faz parte de um consórcio franco-chinês que venceu o projeto de construção dos dois reatores no ano passado, apesar de críticas de ambientalistas e alertas de especialistas do ramo sobre valores.

"Os custos do projeto final estão estimados em 19,6 bilhões de libras nos valores de 2015, uma alta de 1,5 bilhão de libras", disse um comunicado da EDF.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, solicitou um plano de ação ao diretor da EDF, Jean-Bertrand Levy, para tentar manter os prazos estipulados e "reduzir os impactos financeiros tanto quanto possível".

O atraso na entrega da usina pode chegar a 15 meses na entrega do primeiro reator e nove, na do segundo.

Chamado de Hinkley Point C, o projeto, construído no condado de Somerset, sudoeste da Inglaterra, está sendo vendido como a primeira estação nuclear construída na Grã-Bretanha em mais de duas décadas.

A usina vai prover 7% da necessidade energética do Reino Unido, substituindo as antigas usinas de energia a carvão, de acordo com o governo britânico.

Mas o custo final e o cronograma têm sido revisados com frequência. Em 2007, um diretor da EDF prometeu que, em 2017, britânicos usariam energia elétrica de suas usinas no Natal.

gbh-mhc/mch/ach/pvh/ll/lr

EDF - ELECTRICITE DE FRANCE

GENERAL ELECTRIC

AREVA

BOUYGUES

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos