Bolsas

Câmbio

Bitcoin Cash: nova moeda digital surge a partir de desentendimento

Paris, 1 Ago 2017 (AFP) - Uma disputa entre os criadores do Bitcoin resultou, nesta terça-feira, na criação de uma nova moeda digital, diante da impossibilidade de chegarem a um acordo acerca de mudanças no software.

O Bitcoin, que é gerado, ou "minerado", a partir de computadores e não é lastreado por nenhum banco central, pode ser usado para pagar vários tipos de produtos e serviços online - e cada vez mais em lojas físicas também.

O princípio da "cryptomoeda" é uma tecnologia de blockchain, que usa blocos de transação criptografados e autentificados, teoricamente impossíveis de serem hackeados - para alterar uma informação, seria preciso fazer a mudança simultaneamente para todos os usuários.

Contudo, alguns desenvolvedores têm ficado impacientes com os limites dos protocolos técnicos para a moeda, vigentes desde 2009, que limitam o número de transações.

Nesta terça, um grupo criou uma variedade baseada num outro protocolo, que permite ampliar o volume de transações processadas - o Bitcoin Cash.

O valor do Bitcoin sofreu com uma volatilidade extrema desde sua criação. Após o anúncio, ele manteve sua estabilidade dos últimos meses, em 2.775,03 dólares, de acordo com dados da agência Bloomberg.

Após o surgimento do Bitcoin, em 2008, várias outras moedas digitais foram criadas, como a ethereum, lançada em julho de 2015, e a zcash, de outubro passado.

els-js/liu/cw/rl/ll

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos