Bolsas

Câmbio

Fabricante novata de carros elétricos, Faraday anuncia nova fábrica nos EUA

Washington, 7 Ago 2017 (AFP) - A Faraday Future, empresa americana novata no setor de carros elétricos, disse nesta segunda-feira que vai instalar uma fábrica de montagem na Califórnia e reafirmou sua intenção de começar as entregas de seus modelos em 2018.

A empresa, financiada por companhias como o grupo chinês LeEco - cujos ativos foram congelados no país - disse que escolheu Hanford, na Califórnia, para criar a nova instalação, praticamente no meio do caminho entre Los Angeles e o Vale do Silício.

A companhia tinha sinalizado antes que abriria uma fábrica em Las Vegas para construir seus veículos, almejando competir com os modelos de luxo da Tesla.

"Sabemos que há muito trabalho e riscos no caminho, mas isso representa um grande passo à frente para a companhia", disse o diretor da empresa, Stefan Krause.

Faraday Future revelou poucos detalhes sobre sua organização e suas finanças.

Contudo, em janeiro, exibiu um protótipo de seu modelo FF91 à margem do Consumer Electronics Show, em Las Vegas, afirmando que superava os veículos da Tesla em pontos-chave.

O milionário chinês Jia Yueting, fundador de LeEco, participou do evento. Sua empresa teve os ativos congelados em uma disputa com credores na China.

Ainda que a Faraday não tenha dado detalhes sobre sua relação com a LaEco ou com Jia, seu comunicado desta segunda explicou que está com "uma nova equipe, dirigida por Krause", antigo executivo do Deutsche Bank e da BMW, e Ulrich Kranz, outro ex-funcionário da BMW.

A nova fábrica na Califórnia vai permitir uma "rota mais rápida de produção" e marca a passagem dos planos da companhia de oferecer seus veículos no mercado no fim de 2018.

As instalações da fábrica contam com uma superfície de 90.000 metros quadrados, e ela vai empregar até 1.300 trabalhadores quando a produção estiver consolidada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos