Bolsas

Câmbio

BCE se preocupa com a força do euro

Frankfurt am Main, 17 Ago 2017 (AFP) - Membros do Banco Central Europeu (BCE) expressaram preocupação com a força do euro em seu último encontro, em julho, demonstraram minutas nesta quinta-feira, dificultando suas tentativas de neutralizar os estímulos sem prejudicar a recuperação da economia.

Se a apreciação do euro recentemente foi sinal da robustez da economia da zona do euro, "foram expressadas preocupações sobre o risco da ultrapassagem da taxa de câmbio no futuro", diz a minuta do BCE.

O euro, que subiu cerca de 5% ante o dólar nos últimos meses, caiu imediatamente após a publicação dos documentos.

Observadores do BCE estão monitorando de perto a instituição, baseada em Frankfurt, buscando qualquer sinal de que ela esteja pronta para voltar às políticas de dinheiro fácil de combate à crise, enquanto a recuperação da zona do euro ganha fôlego.

O banco estabeleceu taxas de juros em recordes baixos, ofereceu empréstimos baratos a bancos e integrou um esquema de compra de 2,3 trilhões de euros em títulos, em uma tentativa de reforçar o crescimento e empurrar a inflação para o seu alvo de pouco menos de 2%.

Atualmente, está programada a compra de 60 bilhões de euros em títulos por mês até o fim do ano que vem. Os mercados esperam que o banco comece a gradualmente liquidar o esquema, conhecido como flexibilização quantitativa (QE), em 2017.

O chefe do BCE, Mario Draghi, não anunciou nenhuma mudança nas políticas econômicas após a reunião de junho, e pediu aos mercados para serem "pacientes" diante da baixa taxa de inflação, apesar do crescimento econômico.

A alta do euro pode complicar o delicado equilíbrio do BCE.

Uma moeda mais forte torna as importações mais baratas, o que também pode levar a preços mais baixos e desacelerar a inflação. Também torna as exportações mais caras, prejudicando a competitividade da zona do euro.

jpl-mfp/jh/ll/mvv

GAIN CAPITAL HOLDINGS

ING GROEP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos