Bolsas

Câmbio

Petróleo fecha em alta em Nova York

Nova York, 1 Set 2017 (AFP) - O petróleo fechou em leve alta nesta sexta-feira (1º), após uma semana marcada pelo impacto da tempestade Harvey em jazidas, refinarias e oleodutos do sul dos Estados Unidos.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro avançou 6 centavos, a 47,29 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para novembro, em seu primeiro dia de uso como contrato de referência, recuou 11 centavos e fechou a 52,75 dólares.

As principais preocupações dos mercados são por quanto tempo as refinarias do Golfo do México vão continuar fechadas e qual será a extensão do impacto sobre a demanda de petróleo, disse Gene McGillian, da Tradition Energy.

O Harvey, que chegou como um furacão ao Texas há uma semana e logo foi rebaixado para tempestade tropical, forçou o fechamento de instalações petroleiras responsáveis por um quarto da capacidade americana de refinar petróleo.

Nesta sexta, dez refinarias ainda não estavam funcionando, e quatro operavam parcialmente, duas a mais do que na véspera.

Bart Melek disse que o mercado está avaliando os estragos provocados pela tempestade, mas que, desde já, parecem ser menores do que os causados pelo furacão Katrina, em 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos