Bolsas

Câmbio

Colômbia produziu 1,2 milhão de sacos de café em agosto, uma alta de 9%

Bogotá, 4 Set 2017 (AFP) - A Colômbia produziu 1,2 milhão de sacos de café de 60 quilos em agosto, 9% a mais do que no mesmo mês de 2016, informou nesta segunda-feira a Federação Nacional de Cafeeiros (FNC).

"Ao longo do ano (janeiro-agosto), a colheita superou os nove milhões de sacos, cifra 2% maior diante dos mais de 8,8 milhões de sacos produzidos no mesmo período anterior", indicou a entidade em comunicado.

Do total da produção nos primeiros oito meses, 8,3 milhões de sacos foram exportados, tendo uma alta de 6% em relação à mesma época do ano anterior, quando 7,8 milhões foram vendidos.

Mas em agosto as vendas externas foram de 1,6 milhão de sacos, para uma queda de 8% em comparação ao mesmo período de 2016.

A FNC reduziu em julho para menos de 14 milhões de sacos a produção para 2017 pelos efeitos das fortes chuvas que afetaram o país entre novembro e março passados. Em 2016, o país sul-americano produziu 14,23 milhões.

A Colômbia é o maior produtor mundial de café arábico e o terceiro produtor do grão atrás de Brasil e Vietnã.

Quarta economia da América Latina, a Colômbia conta com 931.000 hectares de café cultivados. A atividade representa um dos principais setores de exportação do país, atrás do petróleo e da mineração.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos