Bolsas

Câmbio

Propostas da Google 'na direção certa', diz comissária antitruste da UE

Bruxelas, 4 Set 2017 (AFP) - A comissária antitruste da Europa Margrethe Vestager disse, na segunda-feira, que as propostas da Google para cumprir uma ordem da UE para modificar seu serviço de compras apontam "na direção certa".

"Faz menos de uma semana que nós recebemos a carta, então temos que aprofundar mais antes de podermos afirmar qualquer coisa", disse à AFP Vestager, meses depois de aplicar uma multa recorde à Google, de 2,8 bilhões de dólares.

"Mas até agora, do que já vimos, há coisas que apontam na direção certa", disse ela.

Ex-ministra de Finanças dinamarquesa, Vestager multou a Google em junho por beneficiar seu serviço de compras nos resultados de buscas.

A Google, que recebeu 90 dias para se submeter, ou enfrentar multas adicionais, enviou uma oferta detalhada à UE na semana passada.

Se as propostas da Google forem consideradas suficientes, o grupo americano terá até 28 de setembro para iniciá-las. Caso contrário, a empresa será submetida a multas que podem chegar a 5% de seu faturamento.

"Cabe à Google assumir a responsabilidade e se comprometer", disse ela.

A Comissão Europeia garante a concorrência na Europa, onde o motor de buscas da Google tem uma cota de mercado superior a 90%.

Vestager garantiu que a questão "não vai atrasar em nada" o caso separado de investigação do sistema operacional de celulares da Google, o Android.

arp/pdw/rl/ll

GOOGLE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos