IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed: EUA teve crescimento 'modesto a moderado' em julho-agosto

06/09/2017 17h19

Washington, 6 Set 2017 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve um crescimento de "modesto a moderado" em julho e agosto, anunciou nesta quarta-feira o Federal Reserve (Fed). O banco central americano também indicou que a tempestade Harvey causou "perturbações" na costa do Golfo do México.

O relatório, conhecido como "Livro Bege", apontou que as condições do mercado de trabalho seguem tensas e informou que as vendas de veículos caíram no bimestre.

O Livro Bege, publicado duas semanas antes da reunião de política monetária do Fed, alerta que ainda é prematuro medir os danos causados pelo Harvey nos estados de Texas e Louisiana, mas apontou que ele gerou "grandes" complicações.

A reunião do Fed vai acontecer nos dias 19 e 20, e o Livro Bege vai servir de base para discutir se a entidade aumenta pela terceira vez no ano as taxas de juros.

"Os gastos em investimentos também aumentaram na maioria das regiões. A atividade industrial subiu, em geral, de forma modesta", afirma o texto.

Ele aponta que o crescimento do emprego desacelerou, mas a situação "foi amplamente qualificada como tensa", disse o Livro Bege, conhecido assim pela cor de sua capa.

Quanto aos preços, "ele aumentaram modestamente em todo o país", completa.

O Fed quer que a inflação suba e alcance a meta de 2%. Contudo, o índice de preços PCE, que é a referência do Fed, foi de apenas 1,4% em julho, e a taxa de desemprego se manteve em nível historicamente baixo, a 4,4%.