Bolsas

Câmbio

General Motors quer lançar 20 modelos 100% elétricos até 2023

Nova York, 2 Out 2017 (AFP) - A General Motors anunciou, nesta segunda-feira (2), planos para lançar 20 carros totalmente elétricos até 2023, parte de um estímulo de longo prazo rumo a uma frota elétrica, conforme governos ao redor do mundo abraçam a eficiência energética.

A maior fabricante dos Estados Unidos disse que vai lançar, em 18 meses, dois novos modelos construídos a partir da experiência do Chevrolet Bolt, que foi lançado em dezembro de 2016.

"A General Motors acredita num futuro totalmente elétrico", disse o vice-presidente executivo da empresa Mark Reuss.

"Apesar de o futuro não chegar da noite para o dia, a GM está comprometida para nortear o uso e a aceitação crescentes dos veículos elétricos por meio de soluções sem custo que vão ao encontro das necessidades de nossos clientes".

O Bolt, primeiro veículo totalmente elétrico voltado para o mercado intermediário, agora enfrenta a competição do Model 3, da Tesla, que ganhou a admiração de muitos ambientalistas e colecionadores como líder das novas tecnologias automobilísticas.

As empresas de carros estão investindo muito em veículos totalmente elétricos, conforme governos da China à Europa enfatizam a necessidade de veículos com maior eficiência energética, apesar de a frota atual continuar sendo predominante de carros convencionais.

Autoridades da Grã-Bretanha e da França estão entre as que disseram que planejam proibir as vendas de carros movidos a diesel ou gasolina até 2040, enquanto a Noruega estipulou um deadline até 2014.

A China estabeleceu como meta que pelo menos 12% dos veículos devem ser híbridos ou elétricos até 2020.

A GM foi estimulada, nesta segunda, pelo Deutsche Bank, que elevou a avaliação das ações da empresa e disse que ela tem vantagem sobre as concorrentes em "modelos autônomos".

As ações da GM subiram 4,5%, a 42,19 dólares, nas trocas desta tarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos