Bolsas

Câmbio

Alemanha aumenta previsão de crescimento em 2017

Berlim, 11 Out 2017 (AFP) - O governo alemão aumentou significativamente a previsão de crescimento econômico para 2017, nesta quarta-feira (11), com expectativa de expansão de 2%, em vez do 1,5% previsto em abril.

A melhoria de estimativa para o resto do ano se baseou em "uma ampla recuperação com a base sólida da economia doméstica", disse o Ministério da Economia em nota.

O crescimento mais acelerado da economia mundial e do comércio internacional também deve beneficiar o poder de exportação da Alemanha, acrescentou.

Para 2018, o Ministério ampliou a projeção de crescimento a 1,9%, ante 1,6% anterior.

Os economistas do governo veem pouca margem para a economia alemã, com empresas usando grande parte de sua capacidade, desemprego em nível historicamente baixo e inflação estável.

A melhoria da expectativa de Berlim nesta quarta coincide com a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), de 2% de expansão da economia da Alemanha.

O FMI sugeriu que a maior economia europeia invista e gaste mais as receitas de seu crescimento, para estimular o crescimento de seus 19 vizinhos da zona do euro.

Mas o próximo governo da Alemanha parece que será dominado pelo rigor fiscal, após as eleições de setembro, já que a chanceler Angela Merkel vai governar em coalização com liberais e verdes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos