Bolsas

Câmbio

Twitter retirará verificação a usuários que desrespeitem suas normas

Washington, 16 Nov 2017 (AFP) - A rede social Twitter anunciou que modificou sua política sobre as contas verificadas e que a partir de agora se reserva o direito de retirar o pequeno símbolo azul das contas que não respeitem suas condições de utilização.

O anúncio acontece após a polêmica gerada por a rede social certificar contas de neonazistas e de supremacistas brancos.

O símbolo azul "permite garantir aos usuários a autenticidade de uma conta de interesse público", explicou o Twitter.

Geralmente esse símbolo é conferido a políticos, artistas, esportistas, jornalistas ou celebridades para dar-lhes mais peso e legitimidade na rede social. A empresa se reserva o direito de outorgá-la, caso por caso, com a prévia solicitação dos usuários.

Em seu anúncio na quarta-feira, o Twitter reconheceu que em seu processo de verificação até agora não havia levado em conta a existência de mensagens como o discurso de ódio, a convocação à violência ou qualquer outro discurso que não respeite suas condições de uso.

"Estamos trabalhando em um novo programa de autentificação e verificação. Não aceitamos mais solicitações de verificação", tuitou a companhia.

"Estamos revisando nossas contas verificadas e eliminamos a verificação das contas que não respeitem as novas diretrizes", disse.

O pequeno símbolo azul outorgado a Richard Spencer, uma das figuras prominentes da direita supremacista branca americana, foi eliminado. "Já não estou verificado! Já não temos direito a sermos brancos e ter orgulho disso", reagiu em um tuíte.

rl/leo/vog/ll/lda/cc

Twitter

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos