Irã inaugura porto estratégico no Índico

Teerã, 3 dez 2017 (AFP) - O presidente iraniano, Hassan Rohani, inaugurou neste domingo (3) o novo porto de Chabahar, na fronteira entre o oceano Índico e o mar de Omã no sudeste do país, e que Teerã espera transformar em uma plataforma comercial regional.

"O porto tem uma localização estratégica" que permite "unir a costa africana e asiática à Ásia Central" pelo eixo viário e ferroviário Norte-Sul paralelo até sua fronteira com Irã e Afeganistão, o qual está sendo reforçado por Teerã, declarou Rohani, durante a cerimônia de inauguração transmitida pela televisão pública.

Os três primeiros carregamentos de trigo indiano com destino ao Afeganistão já chegaram a Chabahar, segundo o chefe da Direção de Portos do país, citado pela televisão.

O custo do novo porto chegou a US$ 1 bilhão, com US$ 235 milhões de aporte da Índia, de olho nos mercados de Irã, Afeganistão e dos países da Ásia Central, evitando o Paquistão, informou a imprensa local.

"Chabahar se transformará, em breve, em um importante polo comercial para o Irã", declarou o ministro dos Transportes, Abas Ajundi, na cerimônia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos