Bolsas

Câmbio

Comissão denuncia esquema de fraude em investimento em moeda digital nos EUA

Washington, 4 dez 2017 (AFP) - A Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (4), que sua recém-criada Unidade Cibernética desmantelou um esquema de investimento em divisas digitais que roubava milhões de dólares de investidores, prometendo um lucro rápido e 13 vezes maior.

A Unidade Cibernética da SEC denunciou e congelou o ativos de Dominic Lacroix, um canadense com histórico de violações legais, e sua empresa, a PlexCorps, por uma fraude de oferta inicial de moeda.

Pelo Facebook, a companhia venda seguros chamados PlexCoin - chamado, no site, de "criptomoeda do futuro" - para investidores nos EUA e no exterior. Ela acumulou 15 milhões de dólares desde agosto prometendo um retorno de 1,354% em 29 dias, disse a SEC em nota.

Essas são as primeiras punições aplicadas pela unidade da SEC criada em setembro para identificar fraudes de ofertas iniciais de moedas digitais e outros crimes.

"Esse primeiro caso da Unidade Cibernética tem todas as características de um esquema digital completo e é exatamente o tipo de má-conduta que a unidade vai buscar", disse i diretor Robert Cohen em nota. "Agimos rapidamente para proteger investidores dessas falsas promessas".

A SEC recebeu um ordem judicial emergencial para congelar os ativos da PlexCorps, de Lacroix, de 35 anos, e de sua companheira Sabrina Paradis-Royer, de 26.

O material de divulgação PlexCorps afirma que os donos da empresa não podiam ser identificados por motivos de segurança e privacidade, mas, na verdade, Lacroix já tinha sido acusado por autoridades canadenses, disse a agência.

A ação da SEC acontece em meio ao crescente interesse por divisas digitais, com a disparada, neste ano, da mais conhecida delas, o bitcoin - alvo tanto de interesse, quanto de ceticismo dos investidores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos