Topo

Petróleo fecha em alta em Nova York, a US$ 57,99 o barril

11/12/2017 20h12

Nova York, 11 dez 2017 (AFP) - O petróleo fechou em alta nesta segunda-feira (11) no mercado nova-iorquino, sustentado pelas primeiras informações sobre a explosão de uma bomba artesanal no metrô de Nova York e em seguida pelo fechamento de um importante oleoduto no Mar do Norte.

O barril de light sweet crude (WTI) para entrega em janeiro ganhou 63 centavos, fechando a 57,99 dólares no New York Mercantile Exchange.

"O fechamento do oleoduto de Forties e a possibilidade de que se mantenha fechado durante várias semanas desencadeou uma alta dos preços", indicou John Kilduff da Again Capital.

Ineos, operador do oleoduto de Forties, anunciou a decisão de fechá-lo após ter detectado uma fenda no oleoduto.

"Os mercados estão preocupados porque ninguém está seguro de quanto vai durar o fechamento. Há grandes reservas de petróleo disponíveis, mas se a reparação durar mais que 'várias semanas', elas podem não ser suficientes", explicou Fawad Razaqzada, analista de Forex.com.

Os preços já tinham subido mais cedo após as primeiras informações sobre uma explosão em Manhattan em um túnel do metrô perto da Times Square, deixando três feridos.

"Foi uma tentativa de ataque terrorista", declarou à imprensa o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

"O mercado considera isso um acontecimento geopolítico e, por causa das incertezas, os preços tiveram leve alta", comentou Robert Yawger da Mizuho.

Mais Economia