Bolsas

Câmbio

EUA: Fed eleva taxas de juros e previsão de crescimento

Washington, 13 dez 2017 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) elevou nesta quarta-feira (13) as taxas de juros em 0,25 ponto percentual pela terceira vez neste ano e sua previsão de crescimento econômico para os Estados Unidos em 2018.

O Produto Interno Bruto (PIB) americano aumentaria 2,5% em 2018 - 0,4 ponto a mais que o previsto em setembro segundo novas projeções do Comitê de Política Monetária (FOMC).

A taxa de desemprego do país ficaria em 3,9% no ano que vem - ante 4,1% previstos antes.

O FOMC indicou, em um comunicado, que as taxas seriam elevadas para uma faixa de 1,25 a 1,50%, como era esperado pelo mercado.

"O Comitê continua esperando que, com os ajustes progressivos de sua política monetária, a atividade econômica e as condições do mercado de trabalho continuem sólidas", comentou o Fed em um comunicado após a reunião de dois dias.

O banco central destacou também que os furacões que devastaram Texas, Louisiana e Flórida em agosto e setembro não alteraram as perspectivas gerais da economia.

O Fed não mexeu na sua previsão de inflação para 2018, a 1,9%, mas revisou levemente para cima a de 2017, a 1,7% (+0,1 ponto) - sempre abaixo da meta de 2% estabelecida pela instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos