Bolsas

Câmbio

Disney vai comprar ativos da 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões

Nova York, 14 dez 2017 (AFP) - A Walt Disney Co. anunciou nesta quinta-feira (14) que chegou a um acordo para comprar parte da 21st Century Fox por 52,4 bilhões de dólares em ações.

O negócio pode transformar o setor de mídia e entretenimento e lançar um desafio à Netflix e a outras plataformas de streaming emergentes.

A transação também reduz consideravelmente o império midiático da Fox construído por Rupert Murdoch. O magnata de 86 anos e seus dois filhos vão ficar com um grupo mais concentrado, com emissoras de televisão da empresa, a Fox News e os canais esportivos.

Com o negócio, a Disney adquire os famosos estúdios da Fox Hollywood de cinema e televisão, emissoras a cabo de entretenimento e empresas internacionais de TV - além de trazer para o portfólio da Disney alguns sucessos do entretenimento, como X-Men, Avatar, The Simpsons, FX e National Geographic.

"A aquisição desta coleção de negócios estrelares da 21st Century Fox reflete a demanda crescente dos consumidores por uma por uma ampla diversidade de experiências de entretenimento que sejam mais atraentes, acessíveis e convenientes do que jamais foram", disse o CEO da Disney, Robert Iger, em um comunicado.

Iger, que deveria se aposentar em 2019, vai continuar à frente da empresa até 2021.

- Guerra no streaming -A Disney tem tentado estimular seus negócios em Hollywood e na televisão, por meio da aquisição da carteira de conteúdos da Fox, para fortalecer seu arsenal contra Netflix e outros concorrentes.

A alta dos serviços de streaming e o movimento de ruptura com a TV por assinatura, combinados à queda das receitas com propaganda, contribuíram para uma mudança rápida no cenário para empresas de mídia.

Dona do canal ABC, da ESPN e com grandes estúdios em Hollywood, a Disney deve lançar seu próprio serviço de streaming para concorrer com Netflix e Amazon.

Analistas afirmam que o acordo pode ser alvo de uma análise detalhada por reguladores, devido aos laços entre dois dos maiores grupos de cinema e televisão.

Recentemente, também foi anunciado outro acordo de titãs, entre a AT&T e a Time Warner, que foi contestado em um processo antitruste pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

- 'Nova Fox' -Antes do fechamento do acordo, a 21st Century Fox vai passar a rede e as estações de transmissão da Fox, do canal Fox News, da rede Fox Business, do FS1, do FS2 e da rede Big Ten para uma nova companhia, que será transferida para seus acionistas.

Em nota divulgada pelas empresas, Rupert Murdoch celebrou.

"Estamos extremamente orgulhosos de tudo que construímos na 21st Century Fox, e eu acredito seriamente que esse acordo com a Disney vai dar ainda mais valor aos acionistas, já que a nova Disney continua a estabelecer o ritmo de uma indústria emocionante e dinâmica", afirmou.

Os acionistas da 21st Century Fox vão receber 0,2745 ação da Disney para cada ação da Fox que tiverem, segundo este acordo.

Em nota separada, o grupo comandado por Murdoch afirmou que a "Nova Fox" será "uma empresa crescente, focada em marcas de notícias ao vivo e de esportes, ancorada pela força da rede Fox".

"(O acordo) Surge de uma lição importante que eu aprendi em minha longa carreira na mídia, que é que conteúdo e notícias relevantes para os espectadores sempre serão valorizados", completou.

O acerto despertou especulações de que um dos filhos de Mudorch, James, ganharia uma função importante na Disney, mas isso não foi anunciado pela empresa da família.

Em entrevista ao "Good Morning America", da ABC, o CEO da Disney, Robert Iger, disse que James Murdoch seria "fundamental para o processo de integração", acrescentando que sequer haveria discussões "sobre se há, ou não, um papel para ele na nossa companhia".

rl/ch/fj/ll/tt

21ST CENTURY FOX

THE WALT DISNEY COMPANY

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos