ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

Painel do Senado rejeita indicação de Trump para chefia do ExIm Bank

19/12/2017 19h03

Washington, 19 dez 2017 (AFP) - Um painel do Senado dos Estados Unidos rejeitou nesta terça-feira a indicação de Scott Garrett para a chefia do Export-Import Bank, decidida pelo presidente Donald Trump.

Mas o grupo aprovou outros quatro nomeados para o Conselho do Banco, um passo que deve restaurar a plena capacidade de crédito da entidade após ser ratificado pelo plenário do Senado.

Scott Garrett é um ex-congressista republicano por Nova Jersey que durante muito tempo criticou o Export-Import Bank - que ajuda empresas americanas a competir no exterior - por considerar que "encarna a corrupção do sistema de livre concorrência".

Na Comissão Bancária do Senado, um punhado de republicanos partidários do comércio se somou aos democratas contra a nomeação de Garret, rejeitado por 13 votos contra 10.

"Garrett foi um líder dos esforços para fechar bruscamente as portas do banco de financiamento das exportações dos Estados Unidos e nunca escondeu seu desprezo pelo ExIm," declarou o senador democrata Sherrod Brown após a votação.

Trump foi profundamente crítico em relação ao banco durante a campanha presidencial de 2016, mas suavizou seus ataques quando chegou à Casa Branca, garantindo que não eliminaria o ExIm.

Mais Economia