IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE e México esperam concluir 'esta semana' negociações de acordo comercial

19/12/2017 20h02

Bruxelas, 19 dez 2017 (AFP) - A União Europeia e o México esperam concluir "nesta semana" as negociações sobre a modernização do seu acordo comercial, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, nesta terça-feira (19), após uma reunião em Bruxelas com o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo.

"Reafirmamos o nosso compromisso de concluir o quanto antes e, se possível, nesta semana, um acordo político" nessas negociações, tuitou Katainen.

Durante sua visita à Bélgica, o ministro mexicano também se reuniu com a comissária de Comércio europeia Cecilia Malmström e com o ministro da Agricultura, Phil Hogan, com o objetivo de encontrar soluções para "concluir o processo", segundo um comunicado do governo mexicano.

A UE e o México iniciaram em maio de 2016 as negociações para impulsionar suas trocas comerciais, modernizando um acordo que entrou em vigor há 17 anos, com o objetivo de adaptá-lo ao tratado assinado com o Canadá, o CETA - que a UE quer transformar em um modelo.

O México foi o primeiro país da América Latina a assinar, em 1997, um acordo de associação econômica, coordenação política e cooperação com a UE, que entrou em vigor em 2000.

Este acordo permitiu instaurar de uma zona de livre-comércio entre as duas partes, com um aumento no comércio e nos investimentos bilaterais.

O comércio entre o México e UE triplicou entre 1999 e 2016, segundo as autoridades mexicanas.