ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Bruxelas pede modernização de normas para lidar com bitcoin

20/12/2017 17h26

Bruxelas, 20 dez 2017 (AFP) - O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, pediu nesta quarta-feira (20) às autoridades reguladoras europeias que modernizem as regras financeiras para fazer frente à volatilidade do bitcoin.

A moeda virtual que tomou conta do cenário financeiro internacional em 2017, passou de quase mil dólares em janeiro a mais de 16 mil dólares em meados de dezembro, uma escalada vertiginosa que lança temores de uma bolha, inclusive nos ambientes financeiros especializados em especulação e volatilidade.

"Os desenvolvimentos relativos ao bitcoin nestas últimas semanas requerem nossa maior atenção", alertou Dombrovskis, em carta dirigida aos líderes dos três organismos reguladores financeiros da UE.

Os três dirigentes são Andrea Enria, da Autoridade Bancária Europeia (EBA), Steven Maijoord, da Autoridade Europeia de Mercados Financeiros (ESMA), e Gabriel Bernardino, da Autoridade Europeia de Seguros e Pensões de Aposentadoria (EIOPA).

As agências de regulação devem elaborar planos "de forma urgente, em vista dos recentes desenvolvimentos do mercado", escreveu nesta carta, da qual a AFP teve uma cópia.

Dombrovskis, ex-primeiro-ministro letão, também pediu às reguladoras "para trabalhar mais para avaliar melhor e melhorar o marco regulatório para o bitcoin e as criptomoedas".

"Há riscos evidentes para os investidores e os consumidores relacionados à volatilidade, incluindo o risco de uma perde completa de seu investimento e de uma manipulação do mercado", argumentou.

A posição da Comissão Europeia está em linha com a de especialistas que alertaram para a especulação da moeda virtual, preocupados com a bolha.

Janet Yellen, presidente Federal Reserve (Fed) considera que o bitcoin "não constitui uma divisa oficial" e pede para instituições financeiras garantirem que o bitcoin não violem as leis acerca de lavagem de dinheiro.

arp-clp/agr/bc/mb/ll/mvv

Mais Economia