Bolsas

Câmbio

Empresários dos EUA lideram disparidade de renda, diz Bloomberg

Paris, 28 dez 2017 (AFP) - Um empresário nos Estados Unidos ganha 265 vezes mais que um cidadão médio. Isso coloca o país no topo de classificação que compara diferenças salariais em 22 nações, realizada pela agência Bloomberg.

O país é seguido pela Índia, com remuneração anual de seus CEOs 229 vezes superior à renda média no país. O Reino Unido, onde um grande empresário recebe o equivalente ao que ganham 201 britânicos, completa o pódio dessa classificação publicada nesta quinta-feira.

Entre os dez primeiros, ainda estão a Espanha, em oitavo, onde um diretor ganha 143 vezes mais que um trabalhador médio, e Alemanha, com salários de empresários 136 vezes superiores.

O último colocado na classificação é a Noruega, com a renda dos patrões 20 vezes maior que os salários médios.

Para criar essa lista, a Bloomberg avaliou a renda média (salário fixo, variável, ações, aposentadoria, etc) dos líderes de empresas que determinam os principais índices das bolsas de valores de cada país (S&P 500 para os Estados Unidos, FTSE 100 para o Reino Unidos, ou Ibex 35 para a Espanha).

A agência comparou essa remuneração à renda média de cada Estado, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) por habitante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos