Bolsas

Câmbio

Governo da Venezuela propõe novo sistema cambial

Caracas, 8 Jan 2018 (AFP) - O governo de Nicolás Maduro apresentou nesta segunda-feira ao Banco Central da Venezuela (BCV) uma proposta de novo sistema cambial para o controle divisas, que monopoliza há 15 anos, mas não deu detalhes.

"Fizemos uma entrega formal ao Banco Central da Venezuela para que avalie um conjunto de propostas. Isso é criação do novo sistema cambial do país", disse a jornalistas Wilmar Castro Soteldo, vice-presidente da Área Econômica.

Maduro anunciou na sexta-feira que reativará nesta semana o sistema de leilão de divisas, paralisado desde setembro de 2017, depois que o governo dos Estados Unidos impôs sanções econômicas à Venezuela.

É "um modelo com credibilidade, onde o setor privado participará de maneira aberta (...), com elementos que serão os mais flexíveis possíveis para permitir a entrada de divisas em nosso país", acrescentou Castro Soteldo, sem explicar como funcionará.

O governo socialista monopoliza as divisas no país petrolífero mediante um estrito controle cambial estabelecido em 2003 pelo governo do presidente Hugo Chávez e as vende ao setor privado para a importação de produtos e insumos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos