ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

México e UE discutem modernização de tratado de livre-comércio

08/01/2018 19h56

México, 8 Jan 2018 (AFP) - Funcionários de México e União Europeia começaram nesta segunda-feira (8) nove dias de reuniões na Cidade do México para modernizar seu tratado de livre-comércio, informou a Secretaria de Economia mexicana.

"De 8 a 17 de janeiro acontecerá a segunda rodada de negociação para a modernização do TLC México-União Europeia (TLCUEM), para continuar a discussão técnica celebrada em dezembro do ano passado em Bruxelas", disse o órgão em um comunicado.

Ele acrescentou que o objetivo "será obter avanços nos temas pendentes, tais como o acesso ao mercado de bens, regras de origem, obstáculos comerciais", entre outros.

Em dezembro passado, o México e a União Europeia adiaram a conclusão das negociações para modernizar o acordo.

Neste momento, a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, disse que é preciso "algum trabalho adicional", ao insistir que queria "um acordo correto, e não qualquer acordo".

Vigente desde 2000, europeus e mexicanos iniciaram em maio de 2016 as negociações para modernizar seu Acordo Global, que decidiram acelerar no começo deste ano, após a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Mais Economia