Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Tunísia tem distúrbios em várias cidades

10/01/2018 20h57

Tunes, 10 Jan 2018 (AFP) - A Tunísia registrou novos distúrbios na noite desta quarta-feira entre manifestantes e policiais em várias cidades, no terceiro dia de protestos provocados por medidas de austeridade adotadas pelo governo.

Em Siliana, no noroeste, jovens lançaram pedras e coquetéis molotov contra agentes de segurança e tentaram invadir um tribunal no centro desta cidade. A polícia reagiu com bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP.

Em Kasserin, no centro desfavorecido do país, jovens de 20 anos tentaram bloquear estradas queimando pneus e atirando pedras contra a polícia, segundo o correspondente da AFP.

Dezenas de manifestantes ocuparam ainda as ruas em Teburba, 30 km a oeste da capital, onde na terça-feira foi enterrado o homem que morreu nos confrontos de segunda-feira. A polícia reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo.

De acordo com a imprensa local, também ocorreram confrontos em bairros nos subúrbios da capital.

Segundo o ministério do Interior, 237 pessoas envolvidas em atos de violência já foram detidas.

Sete anos após uma revolução que exigia trabalho e dignidade e derrubou o ditador Zine el Abidine Ben Ali, na semana passada explodiram manifestações em Túnis contra o aumento dos preços e medidas de austeridade.

A Tunísia, único país que sobreviveu à Primavera Árabe, até o momento conseguiu avançar em sua transição democrática, apesar da estagnação econômica e social.

star-kl/cn/lr