IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras e Total concluem cessão de direitos de campos do pré-sal

15/01/2018 11h15

Paris, 15 Jan 2018 (AFP) - Petrobras e Total anunciaram nesta segunda-feira (15) que concluíram o processo de cessão de direitos de dois campos do pré-sal por um valor de quase 2 bilhões de dólares.

Os dois grupos concretizaram a transferência de participações nas concessões dos campos de Lapa e de Iara, na Bacia de Campos, como parte da aliança estratégica assinada em março.

"O valor pago nessas transações totaliza US$ 1,95 bilhão, incluindo ajustes do fechamento da operação", indica a Petrobras em um comunicado.

Concretamente, a brasileira transfere à Total uma participação de 35%, que passa a ser operadora do campo de Lapa ao lado da Shell (30%), Repsol-Sinopec (25%) e Petrobras (que passa a operar 10%).

O campo de Lapa entrou em produção em dezembro de 2016.

A Petrobras transfere igualmente à Total uma participação de 22,5% na concessão de Iara, na mesma bacia operada pela brasileira (42,5%) ao lado da Shell (25%) e Petrogal (10%).

A produção de Iara deve começar em 2018.

"Essas operações representam um grande passo na nossa Aliança Estratégica. A Petrobras é líder na exploração do pré-sal e a Total é líder na exploração de campos de águas profundas na costa oeste africana, nossa parceria tem potencial para reduzir nossos riscos exploratórios e fazer ambas companhias mais competitivas", indica o presidente da Petrobras, Pedro Parente, no comunicado da companhia.

"Estamos particularmente satisfeitos por sermos a primeira major a operar um campo em produção no pré-sal brasileiro", afirmou por sua vez Patrick Pouyanné, CEO da Total.

As duas companhias já são parceiras em 19 consórcios na exploração e produção.

Um dos projetos emblemáticos é o campo do pré-sal de Libra, cujas reservas são estimadas entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo bruto.

pan/jmi/as/nas/mr

TOTAL

PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO

ROYAL DUTCH SHELL PLC