IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chanceleres do Mercosul se reunirão com UE no fim do mês em Bruxelas

17/01/2018 16h59

Bruxelas, 17 Jan 2018 (AFP) - Os chanceleres do Mercosul se reunirão em 30 de janeiro, em Bruxelas, com funcionários da Comissão Europeia para decidir como continuar a negociação de um acordo comercial, depois de não conseguirem um acordo político esperado em Buenos Aires em dezembro, anunciaram fontes dos dois blocos.

"Esperamos que esse encontro marque esse esforço, esse trecho final (...) e abranja o caminho para possíveis passos adicionais", disse Daniel Rosario, porta-voz da Comissão Europeia, em entrevista coletiva. As fontes do Mercosul confirmaram a reunião.

Os ministros das Relações Exteriores do Paraguai, do Uruguai, da Argentina e do Brasil se encontrarão na capital europeia com a comissária europeia de Comércio, a sueca Cecilia Malmströn, e seu equivalente da Agricultura, o irlandês Phil Hogan, mas nenhum acordo político é esperado.

Após quase duas décadas de estagnação, o acordo entre os dois bloco chegou perto de ser alcançado, mas no fim do ano passado, mas foi novamente adiado. A janela de oportunidade para fechá-lo é curta, devido às eleições deste ano no Brasil.

O porta-voz da UE indicou que, entre os pontos pendentes estão o acesso a mercados de produtos agrícolas e industriais, as denominações de origem e os laticínios.

Fontes do Mercosul indicaram à AFP que o encontro com os europeus dependia de que eles tivessem dispostos a apresentar uma oferta melhor para o etanol e a carne bovina, produtos-chave para o bloco sul-americano.