ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Galileo, o 'GPS europeu', tem 100 milhões de usuários

01/02/2018 10h38

Paris, 1 Fev 2018 (AFP) - Galileo, o sistema europeu de navegação por satélite, "tem atualmente quase 100 milhões de usuários", pouco mais de um ano após o lançamento dos primeiros serviços, anunciou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Estudos Espaciais (Cnes).

Esses "100 milhões de usuários" correspondem a 100 milhões de receptores (smartphones, carros elétricos, ferramentas conectadas...) em serviço, informou o Cnes à AFP.

A Europa lançou os primeiros serviços de seu sistema de navegação por satélite em dezembro de 2016.

"Galileo é uma ilustração perfeita do sucesso de uma Europa espacial forte", declarou Jean-Yves Le Gall, citado em comunicado.

Projeto emblemático da Comissão Europeia, Galileo tem como objetivo reduzir a dependência da Europa do GPS americano, melhorando os serviços prestados aos usuários graças a uma alta precisão e uma datação do sinal.

Para o Cnes, "o Galileo está agora instalado no nosso cotidiano, como evidenciado pelas várias aplicações relacionadas a ele: a última geração de smartphones oferece serviços Galileo e os desenvolvedores de veículos autônomos também estão utilizando".

Por exemplo, os últimos modelos de smartphones da Apple e da Samsung lançados em 2017 são compatíveis com o Galileo, de acordo com a agência espacial francesa.

"Esta solução já encontrou seus usuários, uma vez que a Easy Jet e a Air France, bem como o aeroporto Paris-CDG anunciaram sua intenção de apelarem a ele", acrescenta o Cnes.

Atualmente, a precisão do Galileo não atingiu seu máximo. Será necessário esperar até 2020 para que o sistema europeu possa oferecer sua melhor precisão em todo o mundo.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia