Bolsas

Câmbio

Produtividade tem queda surpreendente no 4º trimestre nos EUA

Washington, 1 Fev 2018 (AFP) - A produtividade recuou 0,1% nos Estados Unidos no quarto trimestre, surpreendendo especialistas, segundo a primeira estimativa do Departamento do Trabalho publicada nesta quinta-feira (1).

As expectativas médias dos analistas previam um acréscimo de 1%, após um avanço de 2,7% no trimestre anterior (cifra revisada para baixo).

A queda inesperada da produtividade (excluindo o setor agrícola) do último trimestre resulta de um aumento da produção de 3,2%, inferior ao das horas trabalhadas (+3,3%).

A progressão anual da produtividade em 2017, um dos pilares do crescimento, foi de 1,2% - melhor que em 2016 (-0,1%), mas pior que em 2015 (+1,3%).

O Departamento do Trabalho indicou também que o custo unitário da mão de obra (excluindo o setor agrícola) teve alta de 2% no quatro trimestre, superior às previsões dos analistas, que eram de 1%.

Isso reflete uma expansão de 1,8% da remuneração horária, ligada a uma queda da produtividade de 0,1%. Em um ano, o custo unitário da mão de obra avançou 1,3%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos