Bolsas

Câmbio

Vendas de automóveis começam 2018 tímidas nos EUA

Nova York, 1 Fev 2018 (AFP) - O mercado automobilístico dos Estados Unidos iniciou timidamente o ano, enviando sinais contrários. A General Motors (GM) registrou leve alta em suas vendas, enquanto Ford e Fiat reduziram as entregas.

Mais de 1,15 milhão de veículos novos foram vendidos nos Estados Unidos no mês passado, uma alta de 1% interanual, segundo a Autodata, que compila dados do setor. Analistas esperavam uma queda.

A GM, maior fabricante americana, vendeu 198.548 novos veículos em janeiro, uma alta de 1,36%, mas um avanço significativamente menor que os 4,2% previstos pela empresa especializada Edmunds.com.

As vendas da Ford caíram 6,6%, a 161.143 veículos.

Na Fiat Chrysler, a queda foi 13%, a 132.803. O aumento de 2% nas vendas da Jeep não conseguiu compensar as quedas em outros modelos, como a de 16% nas caminhonetes Ram.

O grupo japonês Toyota liderou o mercado, com alta de 16,8% nas vendas, entregando 167.056 carros novos no mês passado.

"É tradicional observar uma desaceleração nas vendas de revendedores em janeiro, após uma temporada de férias marcada por boas vendas. Janeiro não é necessariamente um indicador da direção que as vendas vão tomar no ano", disse Jessica Caldwell, analista da empresa Edmunds.

"Janeiro é um mês de transição", acrescentou Thomas King, da J.D Power.

As vendas foram afetadas por um clima particularmente ruim no início do mês em várias regiões do país, como na costa leste, disse a especialista.

De acordo com analistas, o mercado automobilístico, que se beneficiou no ano passado de baixos preços da gasolina nos postos, e taxas de juros fracas, deve ser apoiado em 2018 pela reforma tributária recentemente adotada pelo governo Trump.

No entanto, um grande número deles espera um segundo declínio anual de vendas, após 2017.

lo/jld/lp/rsr/ll

GENERAL MOTORS

FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES

FORD MOTOR

TOYOTA MOTOR

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos