Bolsas

Câmbio

Deutsche Bank multado em US$ 70 milhões nos EUA

Nova York, 2 Fev 2018 (AFP) - O Deutsche Bank terá que pagar uma multa de 70 milhões de dólares nos Estados Unidos por tentativa de manipular uma taxa de juros sobre a qual são indexados produtos derivados em dólares.

Operadores do banco alemão são acusados de tentativa de manipular, entre 2007 e 2012, a taxa de referência ISDAFIX e de elaborar falsos relatórios para dissimular as manobras, afirma a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) americana em um comunicado.

"Esta decisão reflete o compromisso permanente e vigilante da CFTC para proteger os que confiam na integridade das taxas de referência no mundo financeiro", comentou James McDonald, um dos diretores da agência.

Outros bancos já foram multados pela CFTC após tentativas de manipular a ISDAFIX, fixada em seis moedas, a partir de contribuições de um painel de várias delas.

Em 2017, o Royal Bank of Scotland pagou 85 milhões de dólares de multa. Um ano antes, Citibank e Goldman Sachs pagaram respectivamente 250 milhões e 120 milhões. Em 2015, o britânico Barclays teve que pagar US$ 115 milhões.

jum/ja/yow/fp

DEUTSCHE BANK

BARCLAYS

CITIGROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos