ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

UE revela sua visão sobre a futura relação com o Reino Unido

07/03/2018 06h26

Bruxelas, 7 Mar 2018 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, revelará nesta quarta-feira sua visão sobre a futura relação entre o entre Reino Unido e os 27 países da União Europeia (UE), especialmente no âmbito comercial.

Tusk apresentará suas orientações durante uma entrevista coletiva em Luxemburgo. A incógnita é saber como detalhará a futura relação, depois que a primeira-ministra britânica Theresa May pediu um acordo de livre comércio ambicioso e a permanência em algumas agências europeias.

May reiterou a intenção britânica de abandonar o mercado único europeu e a união alfandegária, uma transparência celebrada pelo negociador europeu Michel Barnier, para quem as "linhas vermelhas" de Londres só tornam possível um acordo comercial como os assinados com Canadá, Coreia do Sul ou Japão.

Embora os europeus tenham elogiado a "mudança de tom" do discurso, um documento interno de trabalho citado pelo jornal britânico Guardian critica a visão da primeira-ministra e a ausência de propostas "factíveis" em termos de cooperação alfandegária.

O Parlamento Europeu, que em última instância terá o poder de veto sobre a futura relação com o Reino Unido, também deve apresentar suas "linhas vermelhas" nesta quarta-feira. Uma votação no plenário está prevista para 13 de março.

Os governantes europeus devem aprovar em uma reunião nos dias 22 e 23 de março a proposta sobre a futura relação apresentada por Tusk, que em seguida servirão como diretriz para o negociador europeu.

A negociação deve resultar em uma 'declaração política' que acompanhará o tratado de divórcio, também em negociação com o Reino Unido, e um eventual acordo de transição a partir da saída dos britânicos, prevista para 29 de março de 2019.

Mais Economia