ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

UE e Estados Unidos têm reunião 'na próxima semana' sobre tarifas comerciais

15/03/2018 13h42

Bruxelas, 15 Mar 2018 (AFP) - A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, e seu equivalente americano Wilbur Ross, se reunirão "na próxima semana" para tratar das tarifas pesadas que os Estados Unidos querem impor ao aço e ao alumínio, indicaram fontes da Comissão Europeia nesta quinta-feira (15).

"Malmström e Ross acordaram se reunir na próxima semana" durante uma ligação telefônica nesta quinta, indicaram as fontes, sem indicar local e hora do encontro.

Apesar dos alertas de seus parceiros comerciais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na semana passada sua decisão de impor tarifas pesadas sobre as importações de aço (25%) e de alumínio (10%).

E, diante da sua entrada em vigor em 23 de março, a UE quer ser exonerada por Washington, como México e Canadá, que renegociam o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"A UE, um aliado próximo dos Estados Unidos em segurança, espera ser totalmente excluída dessas medidas", disse Malmström a Ross. "A sobrecapacidade global" afeta a ambos, de acordo com as fontes.

Trump anunciou nesta segunda-feira que o seu secretário de Comércio discutiria com funcionários da UE "a eliminação de importantes barreiras aduaneiras e tarifas aplicadas contra os Estados Unidos".

A UE, que exportou 5,3 bilhões de euros em aço e 1,1 bilhões de euros em alumínio para os Estados Unidos em 2017, já preparou medidas de retaliação caso as tarifas Trump entrem em vigor.

A estratégia do bloco europeu envolve aumentar as tarifas sobre dezenas de produtos emblemáticos dos Estados Unidos, como jeans e manteiga de amendoim.

Os 28 ainda preveem medidas de salvaguarda para proteger a indústria siderúrgica europeia e apresentar uma eventual demanda perante a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Mais Economia