Bolsas

Câmbio

Consenso 'limitado' na UE sobre reformas na zona do euro, diz Tusk

Bruxelas, 16 Mar 2018 (AFP) - A União Europeia (UE) chegou a um consenso "limitado" sobre as reformas da zona do euro, alerta o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em documento enviado com seu convite para a próxima cúpula europeia, cujo rascunho a AFP consultou nesta sexta-feira (16).

"Muitos dos assuntos que se debaterão em março foram examinados pelos ministros (da zona do euro) em várias ocasiões e até a data se chegou a um grau limitado de consenso", alerta Tusk, sobretudo quando a UE quer mostrar unidade para dar um novo impulso ao bloco, após o Brexit.

Os mandatários europeus preveem tratar das reformas para a zona da moeda única durante uma cúpula prevista na próxima semana e, neste sentido, o presidente do Conselho Europeu destaca que, para seguir adiante, é preciso sua "participação direta" e "orientação".

Para Tusk, que coordena os trabalhos dos mandatários europeus, o objetivo deve ser "reforçar a resistência da união monetária (...) a fim de melhorar sua capacidade de resistir às perturbações financeiras". Por isso, pede um "debate aberto e com visão de futuro".

O convite de Tusk acontece quando os líderes das primeiras economias da zona do euro, a alemã Angela Merkel e o francês Emmanuel Macron, fazem uma reunião em Paris para tentar fazer convergir suas posições, bem como prometeram em dezembro.

Contudo, a Alemanha, que teme acima de tudo ter que pagar as dívidas de seus parceiros, não se posicionou claramente sobre a grande reforma da UE de Macron, que incluiria um orçamento e um ministro de Finanças específicos para a zona do euro.

As discussões em curso são focadas na União Bancária e na transformação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) em uma espécie do Fundo Monetário Europeu, embora avancem com dificuldade por causa da paralisação política da Alemanha, já resolvida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos