Bolsas

Câmbio

UE e Reino Unido encontram solução provisória para fronteira irlandesa

Bruxelas, 19 Mar 2018 (AFP) - O Reino Unido e a União Europeia concordaram em integrar um compromisso provisório sobre a questão da fronteira irlandesa após o Brexit no projeto de acordo de saída que a primeira-ministra Theresa May rejeitou num primeiro momento, anunciaram os negociadores nesta segunda-feira.

"Concordamos hoje que a solução do 'backstop' faça parte do texto jurídico do acordo de retirada", declarou Michel Barnier, chefe negociador da UE, em entrevista coletiva em Bruxelas.

Ele estava se referindo à proposta europeia de implementar um "espaço regulamentar comum" que inclua a UE e a Irlanda do Norte, "sem fronteiras internas", na ausência de outra solução satisfatória.

May havia rejeitado este texto, assegurando que nunca aceitaria essas disposições a fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte, que ameaçam, de acordo com ele, a integridade do país.

"Aceitamos a necessidade de incluir um texto jurídico que descreva" esta solução, afirmou o ministro britânico encarregado das negociações, David Davis, presente com Barnier na coletiva de imprensa.

"Mas nossa intenção ainda é chegar a um acordo que não precise de medidas específicas em relação à Irlanda do Norte", acrescentou, afirmando que Londres ainda está estudando diferentes opções.

O objetivo dos 27 é encontrar um equilíbrio entre "a ausência de uma fronteira na Irlanda" e "o respeito pela integridade do mercado único", indicou Barnier.

O texto jurídico visa apenas indicar "como funciona" um espaço regulamentar comum.

"Não há intenção ideológica por trás disso", disse Barnier.

mla-pdw/cds/pa/eg/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos