Bolsas

Câmbio

Quarta maior mina de ouro do mundo é certificada na Venezuela, diz governo

Caracas, 20 Mar 2018 (AFP) - A mineradora canadense Gold Reserve certificou na Venezuela a quarta maior mina de ouro do mundo, com reservas equivalentes a cerca de 54,3 bilhões de euros, informou nesta terça-feira (20) o governo venezuelano.

"A Gold Reserve acaba de ser certificada, em uma pequena área de seis quilômetros por um quilômetro, a quarta maior mina de outro do mundo. Uma reserva de 1.480 toneladas de ouro", disse o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez, à imprensa.

Na zona, que faz parte do chamado Arco Mineiro do Orinoco (sudeste), também há reservas de cobre por cerca de 119 bilhões de euros, acrescentou.

Segundo o funcionário, a reserva será explorada com a empresa canadense, que "obterá 45% dos lucros", frente a 55% do Estado.

O Arco Mineiro é uma área de quase 112.000 km2, que o governo explora com multinacionais para compensar a queda das receitas petroleiras, em meio a uma grave crise socioeconômica e política.

Rodríguez afirmou que em todo o arco existem mais de 8 mil toneladas de ouro, que representam cerca de 234 bilhões de euros em reservas, "sem contar o cobre, o diamante e o coltan"

"Isto é para o povo, sua prosperidade", apontou o ministro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos