ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Trump diz que México não controla a fronteira e ameaça o Nafta

01/04/2018 16h59

Washington, 1 Abr 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o México neste domingo de fazer "muito pouco" para deter o fluxo de pessoas na fronteira com os Estados Unidos, e, em represália, ameaçou atacar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), atualmente em renegociação.

Seus comentários do domingo de Páscoa na rede Twitter vieram em aparente resposta ao movimento de centenas de centro-americanos em todo o México em uma caravana chamada "Via Crucis Migrante 2018" que partiu dias atrás rumo à fronteira com os Estados Unidos.

"O México está fazendo muito poco, ou NADA, para impedir que as pessoas cheguem ao México por sua Fronteira Sul, e depois aos Estados Unidos. Riem de nossas leis idiotas de imigração", afirmou o presidente americano.

As autoridades mexicanas "devem deter a droga e o fluxo de pessoas, ou eu vou deter seus ganhos, o Nafta. MURO NECESSÁRIO!"

O movimento foi organizado pelo grupo Povo sem Fronteira com o lema de "Todos Somos Americanos de Nascimento". Migrantes mulheres, homens e crianças da Guatemala, El Salvador e Honduras iniciaram sua "Via Crucis Migrante 2018" em 26 de março com o objetivo de expor o calvário sofrido pelos viajantes em sua passagem pelo México.

Estima-se que mais de 500.000 pessoas cruzam irregularmente o território mexicano a cada ano a fim de chegar aos Estados Unidos, segundo dados das Nações Unidas. Os imigrantes são vítimas de traficantes de pessoas, dos abusos das autoridades e alvos do crime organizado.

"Esses grandes fluxos de pessoas estão tentando tirar proveito do Daca" disse Trump, referindo-se à regulamentação denominada Ação Deferida para Chegadas na Infância (Daca).

Trump derrogou o programa Daca, do governo Obama, que protege os imigrantes que chegaram ao em situação irregular quando eram crianças, mas atualmente essa lei está em disputa nos tribunais.

As tentativas de alcançar um compromisso com os democratas sobre o Daca em troca de fundos para a construção de um muro ao longo da fronteira com mo México fracassaram até à data.

Trump sugeriu em um outro tuíte que os republicanos anulem a oposição democrata no Congresso e pressionem através de leis mais dura.

"Os agentes da Patrulha Fronteiriça não podem cumprir seu trabalho adequadamente na fronteira em razão das ridículas leis liberais (democratas) como a 'Catch & Release' (Apreender e colocar em liberdade)".

"Os republicanos devem apelar à Opção Nuclear para aprovar leis rigorosas AGORA", clamou o presidente.

O governo Trump negocia os termos do Nafta, acordo assinado em 1994 com Canadá e México, e que o americano ameaçou abandonar se os Estados Unidos não receberem tratamento mais favorável.

A próxima rodada de negociação será em abril.

Mais Economia