ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Trump: "Não estamos em uma guerra comercial com a China"

04/04/2018 09h56

Washington, 4 Abr 2018 (AFP) - O presidente americano Donald Trump afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos não estão em uma guerra comercial com a China, no momento em que os dois países provocam um abalo no mercado com medidas de retaliação recíprocas.

"Não estamos em uma guerra comercial com a China, esta guerra foi perdida há muitos anos pelas pessoas tolas, ou incompetentes, que representavam os Estados Unidos", escreveu Trump em um de seus tuítes matinais.

"Agora temos um déficit comercial de US$ 500 bilhões por ano, com o Roubo de Propriedade Intelectual de outros 300 bilhões. Não podemos permitir que isto continue".

Os comentários foram feitos depois da divulgação dos planos de Pequim de aplicar tarifas que afetarão as exportações americanas em até 50 bilhões de dólares - incluindo produtos como soja, automóveis e aviões pequenos.

A medida foi uma resposta às tarifas anunciadas pelo governo Trump contra produtos chineses, também no valor de 50 bilhões de dólares, ante o que considera o roubo por parte de Pequim de propriedade intelectual e tecnologia.

Mais Economia