Bolsas

Câmbio

Comissão Europeia autoriza compra da Ilva pela ArcelorMittal sob condições

Bruxelas, 7 Mai 2018 (AFP) - A Comissão Europeia autorizou nesta segunda-feira a compra pelo grupo siderúrgico ArcelorMittal da italiana Ilva, com a condição de que a empresa venda alguns ativos para permitir a operação.

"A ArcerlorMittal propôs vender diversas unidades na Europa (...) A concorrência efetiva nos mercados europeus será preservada", explicou a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.

A autorização foi anunciada após uma investigação iniciada em novembro.

O Executivo comunitário estava preocupado especialmente com uma eventual redução da concorrência em determinados produtos de aços carbono, que são fabricados pelos dois grupos.

A ArcellorMittal, com sede em Luxemburgo, prometeu a Bruxelas ceder algumas linhas de produção e unidades europeias, de modo concreto Piombino na Itália, Galati na Romênia, Skopje na Macedônia, Ostrava na República Tcheca, Dudelange em Luxemburgo e Liege na Bélgica.

A ArcelorMittal, à frente do consórcio Am Investco Italia, foi selecionada em junho de 2017 para comprar a Ilva, que estava próxima da asfixia financeira, por 1,8 bilhão de euros e uma promessa de investimentos de 2,4 bilhões.

zap-tjc/zm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos