ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Diretório do FMI discute situação da Argentina nesta sexta

14/05/2018 11h39

Washington, 14 Mai 2018 (AFP) -

O Diretório-Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) fará, nesta sexta-feira (18), uma reunião informal para discutir o interesse da Argentina em uma linha de crédito "stand by" - anunciou o porta-voz da entidade, Gerry Rice, nesta segunda (14).

Em uma breve nota oficial, o porta-voz afirmou que "será uma reunião informal que faz parte do processo usual no FMI de informar o Diretório-Executivo sobre negociações de programas de alto acesso".

Na semana passada, o governo da Argentina iniciou os contatos com o FMI em Washington para obter "rapidamente" uma linha de crédito que lhe permita resolver a crise financeira que se agravou notoriamente este mês.

De acordo com Rice, o FMI "continua o diálogo com as autoridades argentinas, com o objetivo de conseguir um programa apoiado pelo Fundo. Nosso objetivo comum é chegar a um rápido acordo nessas negociações".

Na quinta-feira, depois de um encontro com o ministro argentino da Economia, Nicolás Dujovne, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, apoiou as negociações e também manifestou seu "firme apoio" às reformas econômicas na Argentina.

"Dei instruções à equipe do FMI para que prossiga em conversas orientadas para um programa apoiado pelo FMI", disse esse nota.

Simultaneamente, o Departamento americano do Tesouro e o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiram declarações de apoio ao modelo econômico adotado pelo governo de Mauricio Macri.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia