IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Milhares de manifestantes protestam contra FMI na Argentina

Eitan Abramovich/AFP
Imagem: Eitan Abramovich/AFP

De Buenos Aires

18/05/2018 09h31

Organizações sociais, políticas e sindicais marcharam nesta quinta-feira (17) em Buenos Aires contra o acordo da Argentina com o FMI (Fundo Monetário Internacional), organismo para o qual o presidente Mauricio Macri pediu ajuda financeira para conter uma crise cambial.

Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas protestaram contra o FMI, em uma marcha que foi até a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede do governo.

Após a manifestação, outra numerosa manifestação de docentes e estudantes chegou à mesma praça em defesa da educação pública e "contra o ajuste" neste setor.

"As pessoas estão sofrendo, e o governo não encontra um caminho que nos leve a um lugar melhor do que o que estávamos. Ao contrário, acreditamos que o caminho escolhido é de mais ajuste e de maior sofrimento para as maiorias", declarou à agência de notícias AFP Roberto Baigorria, dirigente do partido Livres do Sul (centro-esquerda).

Baigorria junto com outros dirigentes de partidos de esquerda, sindicatos e organizações sociais voltou atrás de uma enorme bandeira que rezava "Fora FMI".

Segundo duas pesquisas, 75% dos argentinos são contrários a um acordo com o FMI.