PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Trump planeja taxar importações de veículos aos Estados Unidos

23/05/2018 22h41

Washington, 24 Mai 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja impor novas tarifas sobre às importações de veículos, revela um comunicado enviado ao secretário do Comércio, Wilbur Ross, divulgado nesta quarta-feira.

"Solicitei ao secretário Ross que inicie um estudo sob a Seção 232 sobre as importações de veículos, incluindo caminhões e autopeças, para determinar seu impacto sobre a segurança nacional dos Estados Unidos", escreveu Trump a Ross, que já iniciou a avaliação, segundo a secretaria do Comércio.

"As indústrias básicas como a dos automóveis e das autopeças são fundamentais para nossa fortaleza como Nação", destaca Trump no comunicado.

O próprio Ross anunciou ter iniciado um estudo sobre a Seção 232 que proporcionará a base legal para a imposição de tarifas caso isto seja decidido.

"O departamento de Comércio realizará uma investigação exaustiva, justa e transparente sobre se tais importações estão debilitando nossa economia interna e podem prejudicar a segurança nacional", declarou Ross.

Segundo o secretário do Comércio, "há evidencias que sugerem que, durante décadas, as importações têm erodido nossa indústria automobilística nacional".

A administração Trump utilizou a mesma justificativa para impor fortes tarifas sobre as importações de aço e de alumínio.

The Wall Street Journal informou nesta quarta-feira que Trump planeja taxar em até 25% as importações de veículos para os Estados Unidos.

jld-AB/lr