Bolsas

Câmbio

EUA deve impor tarifas a aço e alumínio da União Europeia, diz imprensa

Washington, 30 Mai 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, pretende impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio da Europa a partir desta sexta-feira (1), após semanas de negociações que fracassaram em alcançar um acordo, relatou o The Wall Street Journal nesta quarta-feira (30).

Autoridades comerciais de Washington e Bruxelas tiveram diversas discussões para encontrar uma solução - como cotas de importação - que convenceram Trump a estender a isenção para a União Europeia de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio.

Mas o The Wall Street Journal citou fontes próximas à questão afirmando que um acordo de última hora parece improvável, e o anúncio das tarifas pode chegar até nesta quinta-feira.

Trump impôs em março as tarifas que visavam afetar sobretudo a China e alguns aliados dos Estados Unidos.

Washington isentou Canadá e México das tarifas, enquanto continuam as negociações para renovar o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

A Coreia do Sul aceitou o sistema de cotas, em vez de tarifas.

A UE prometeu retaliar as tarifas, atacando produtos americanos importantes, como as motos Harley-Davidson, o jeans e o uísque bourbon.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos