IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas de PC aumentam pela primeira vez em seis anos

12/07/2018 21h23

Washington, 13 Jul 2018 (AFP) - As vendas de PC aumentaram pela primeira vez em seis anos, alavancadas especialmente pelo setor profissional, informou nesta quinta-feira (12) a empresa de pesquisa no setor Gartner.

As vendas aumentaram 1,42% no segundo trimestre, com 62,1 milhões de unidades, depois de ter diminuído nos últimos anos devido à orientação do mercado para smartphones e tablets.

Segundo a Gartner, o crescimento provém essencialmente das empresas que atualizam suas unidades de PC ao sistema operacional do Windows 10.

"As entregas de PC durante o segundo trimestre impulsionaram o aumento da demanda no setor profissional, mas foi compensado por uma baixa no mercado de consumo individual", indicou Mikako Kitagawa, analista da Gartner.

"Quanto aos consumidores (...), continuam utilizando seus smartphones para seus contatos cotidianos como as redes sociais e as agendas, o banco e as compras, o que reduz a necessidade de ter um computador", acrescentou.

De acordo com a Gartner, o mercado vai recuar nos dois próximos anos, com a desaceleração das vendas relacionadas ao Windows 10.

A chinesa Lenovo e americana HP estão empatadas em primeiro lugar do mercado, cada uma com 21,9%, seguidos da Dell (16,8%) e da Apple (7,1%).

HP INC.

APPLE INC.

LENOVO GROUP